.comment-link {margin-left:.6em;} <$BlogRSDUrl$>

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Obama já é presidente 



Barack Obama já foi oficialmente empossado como Presidente dos Estados Unidos da América. Depois do juramento, proferiu o seu primeiro discurso nessa qualidade. Numa apreciação muito superficial, diria que foi algo excessivo nos lugares comuns e nos apelos ao nacionalismo e ao "espírito da nação", embora temperado com palavras dirigidas quer aos povos estrangeiros, quer aos americanos chamando a atenção para a necessidade de acompanhar a evolução mundial e do empenho que todos temos de ter na prossecução de objectivos que são - só podem ser - comuns.
Globalmente, embora pouco entusiasmante, o discurso foi positivo, com bastantes notas de esperança, muitas referências aos valores da igualdade e da liberdade e, o mais importante de tudo, um discurso de comprometimento com o trabalho que Obama terá de enfrentar e realizar. Esperemos que seja mesmo assim.
O texto escrito do discurso pode ser lido no NYTimes, em inglês (clicar).

:: ADENDA ::
O Público também disponibiliza o discurso, em português (clicar).

Comentários: Enviar um comentário


Somos altos, baixos, magros, gordinhos, extrovertidos, introvertidos, religiosos, ateus, conservadores, liberais, ricos, pobres, famosos, comuns, brancos, negros... Só uma diferença : amamos pessoas do mesmo sexo. Campanha Digital contra o Preconceito a Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgéneros. O Respeito ao Próximo em Primeiro Lugar. Copyright: v.


      
Marriage is love.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

referer referrer referers referrers http_referer