Um blog assumidamente lésbico, assumidamente apaixonado, assumidamente cultural, assumidamente meu... assumidamente na penumbra!
Por Mente Assumida. Ano VII [desde 02/08/2003]
terça-feira, 4 de setembro de 2007
Todos (1%) diferentes, todos (99%) iguais!
Ilustração computorizada da estrutura do ADN ou genoma humano
Após quatro anos de pesquisa, um grupo de cientistas conseguiu decifrar o património genético de um só indivíduo (só se conheciam fragmentos do ADN humano) (clique para ler notícia do Expresso). E, surpreendemente, chegou à conclusão que afinal somos todos ainda mais diferentes uns dos outros do que o que inicialmente se pensava (clique para ler o artigo científico completo em inglês). As variações entre dois indivíduos são sete vezes maiores do que apontavam estimativas antes de realizado o estudo. O mesmo é dizer que dois seres humanos apresentam apenas 99% de semelhanças genéticas, contrariando pesquisas efectuadas em 2001, que apontavam para que o ADN de dois seres humanos fosse 99,9% semelhante. Parece-me um excelente motivo para a humanidade comemorar e a melhor das razões para se começar a respeitar cada ser humano tal como é. Viva a diversidade, a genética e não só! :)
ACABAR COM A VIOLÊNCIA SOBRE AS MULHERES, CONTROLAR AS ARMAS!
O IMPACTO DAS ARMAS NA VIDA DAS MULHERES
Inúmeras mulheres e raparigas foram alvejadas e mortas ou feridas em todos os cantos do mundo. Muitos milhões vivem persistentemente com receio de serem vítimas de violência armada. Dois factores chave são os potenciadores destes abusos: a proliferação e uso generalizado de armas de pequeno porte e o profundamente enraizado sentimento de discriminação contra as mulheres. A violência armada contra as mulheres não é inevitável. Em muitos países as mulheres tornaram-se forças poderosíssimas em prol da paz e dos direitos humanos no seio das suas comunidades. Este tipo de acções e campanhas demonstram que as mudanças reais podem ser eficazes e que as vidas das mulheres podem ser mais protegidas.