.comment-link {margin-left:.6em;} <$BlogRSDUrl$>

terça-feira, 5 de junho de 2007

Frases de engate 

A propósito, o que vem a ser uma boa frase de engate? Será uma frase que nos faz pensar sobre a pessoa que no-la disse ou, pelo contrário, que nos deixa a pensar em nós, qual centro do universo, certas como dois mais dois serem quatro de que o mundo gira à nossa volta?
Esta coisa do engate palavroso (que nem todo o engate é falado, há muito que é gesticulado) sempre me deixou pensativa. Não é suposto que o engate nos faça ficar caidinhas por quem tenta engatar-nos? Então porque é que a maior parte das mulheres fica toda convencidoca («convencidoca» é giro) só porque alguém lhe diz que ela ilumina a rua por onde passa mais do que os lampiões da Câmara Municipal e nem pára, ao menos, dois segundos para olhar para a criatura que lhe teceu o elogio? Não seria suposto que a «vítima» do engate se detivesse a valorizar a inteligência da tirada e, em consequência, atribuísse uma nota global ao engatante, de modo a colocá-lo ou não na coluna dos «Possíveis»?
Temo e creio, simultaneamente, que as regras do engate estejam inteiramente subvertidas. Deve ser por isso que a maior parte das pessoas olha para o engate como algo de humorístico em vez de o ver como algo de profundamente imaginativo e intelectual. É que, bem vistas as coisas, o engate não deixa de ser uma forma de expressão artística, só que é desvalorizado porque o produto se perde entre argolinhas de fumo, risinhos tontos e golinhos de gin tónico, ao fim-de-semana, num qualquer bar e não pode ser enclausurado em museus para memória futura!
Nem quero sequer pôr-me a fazer contas aos milhões e milhões de frases de engate sussurradas noite dentro por esse mundo fora que se foram perdendo, voláteis, na passageira oralidade!... Livros e livros teriam preenchido as prateleiras dos mosteiros medievais se as frases de engate tivessem sido escritas. E no Louvre, provavelmente, em vez de ficarmos especados em frente à Mona Lisa, ficaríamos verdadeiramente estarrecidos perante a profundidade da declaração de um soldado francês a uma moça num bordel.
Sem dúvida, o mundo seria diferente se o engate tivesse sido correctamente valorizado ao longo dos séculos. E, por certo, o engate seria hoje em dia uma arte de refinado talento e bom gosto, muito diferente, portanto, do que é... Não admira, por isso, que as boas frases de engate sejam já uma raridade...

Comentários: Enviar um comentário


Somos altos, baixos, magros, gordinhos, extrovertidos, introvertidos, religiosos, ateus, conservadores, liberais, ricos, pobres, famosos, comuns, brancos, negros... Só uma diferença : amamos pessoas do mesmo sexo. Campanha Digital contra o Preconceito a Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgéneros. O Respeito ao Próximo em Primeiro Lugar. Copyright: v.


      
Marriage is love.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

referer referrer referers referrers http_referer