.comment-link {margin-left:.6em;} <$BlogRSDUrl$>

terça-feira, 10 de maio de 2005

À volta dos livros...* 

1 - Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro quererias ser?

Livro do Desassossego (Fernando Pessoa)
Indubitavelmente o "Livro do Desassossego"... porque do desassossego que cada um daqueles fragmentos provoca poderiam reescrever-se todos os livros... todas as histórias e mesmo, porque não, toda a Humanidade!...


2 - Já alguma vez ficaste apanhadinho por uma personagem de ficção?

Se o livro for bom, é inevitável! Como seria possível não me apaixonar pela candura de Anne Frank, pela sensatez da "Mãe" do Gorki, pela sede de descoberta de Sofia criada por Jostein Gaarder, pela ousadia de Eliza Sommers, "Filha da Fortuna", pela lucidez da personagem principal do "Ensaio sobre a Cegueira" (tinha nome, na verdade?), pela coragem para o amor da Francesca nas "Pontes de Madison County"... enfim, como digo ali em cima, no sub-título do nosso blog, sou assumidamente apaixonada e apaixonável, por isso não é difícil apaixonar-me por cada novo personagem!

O Diário de Anne Frank (Anne Frank)A Mãe (Máximo Gorki)O Mundo de Sofia (Jostein Gaardner)Filha da Fortuna (Isabel Allende)Ensaio Sobre a Cegueira (José Saramago)


3 - Qual foi o último livro que compraste?

Catecismo da Igreja CatólicaA Papisa Joana (Donna Woolfolk Cross)Querem mesmo saber?!!!!... Bem, num só dia posso confessar-vos que comprei uns quatro livros jurídicos que não interessam a ninguém e... tcham, tcham, tcham, tcham: "O Catecismo da Igreja Católica" (estava farta de andar sempre a pedir o da minha Mente emprestado) e "A Papisa Joana" de Donna Woolfolk Cross... vá amigos, trucidem-me lá!!!


4 - Qual o último livro que leste?

O Código da Vinci (Dan Brown)Queimada Viva (Souad)
Mais uma vez excluindo os de Direito, completinho e sem parar foi o "Código da Vinci", entretanto tentei ler o "Queimada Viva", mas desisti a meio... too much hard to read for pleasure!


5 - Que livros estás a ler?

Equador (Miguel SOusa Tavares)
Tirando os de direito (já sabiam, não é, não valia a pena repetir, mas é só para salientar que para mim livro que é livro não é livro de Direito... livro de Direito é martelo... os outros, os que dão prazer e que deixam viajar é que são livros), estou a ler o "Equador" do excelente escritor Miguel Sousa Tavares... Estou apanhadinha pelo Luís Bernardo e as suas aventuras!


6 - Que livros levarias para uma ilha deserta?

Para além dos incontornáveis "Livro do Desassossego" e "Bíblia", não levaria nenhum outro livro que já tivesse lido antes. A vida é demasiadamente curta para todos os livros que ainda me faltam ler, por isso não repetiria nada. Levaria toda a Virgínia Woolf que ainda não li, todo o Lobo Antunes, todos os clássicos ingleses, de que li pouquíssimo ainda... toda a Agatha Christie que me falta ler e não é muita, mas seriam sempre horas muito bem passadas, o que me resta do Dostoivesky e... sei lá... acho que ia a uma livraria e pegava em tudo o que ainda não conhecesse! E não, não queria saber de livros sobre como sair de uma ilha deserta - se lá tivesse a melhor companhia do Mundo e muitos livros com que ocupar as horas mortas, acho que não ia mesmo querer sair!


7 - A quem vais passar este testemunho?

À minha Mente, para que mais uma vez me surpreenda,

à Manchinha para aprender com uma "expert" na matéria,

à minha querida Bixu, que apesar de não ter blog, não se livra de nos desvendar os seus mistérios literários!


*... porque nunca digo que não a um desafio!

Comentários: Enviar um comentário


Somos altos, baixos, magros, gordinhos, extrovertidos, introvertidos, religiosos, ateus, conservadores, liberais, ricos, pobres, famosos, comuns, brancos, negros... Só uma diferença : amamos pessoas do mesmo sexo. Campanha Digital contra o Preconceito a Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgéneros. O Respeito ao Próximo em Primeiro Lugar. Copyright: v.


      
Marriage is love.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

referer referrer referers referrers http_referer