.comment-link {margin-left:.6em;} <$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, 15 de agosto de 2003

Ser Mulher - Os Números da Diferença... 


Distribuição da População Feminina Por Continentes

Em África, vivem 416 milhões de mulheres, cuja esperança média de vida atinge os 55 anos. Na América do Norte, enquanto a população feminina desce para os 162 milhões, a esperança média de vida sobe para os 80 anos. Mais a Sul, na América Latina e também nas Caraíbas, onde habitam 270 milhões de mulheres, não ousam viver além dos 74 anos. Na Ásia, o continente mais populoso do mundo, é também aquele em que vive um maior número de mulheres, 1, 844 milhões, mais precisamente, com uma esperança média de vida que não ultrapassa os 68 anos. Na Europa, 375 milhões da população total são mulheres, que vivem em média 78 anos.


Alfabetização

Dos 854 milhões de analfabetos no mundo,544 milhões são mulheres.
113 milhões de crianças não vão à escola. 67,8 milhões são meninas.
83% dos homens com mais de 15 anos sabem ler e escrever. As mulheres são 69%. Em Portugal, 95% dos homens e 90% das mulheres são letrados.


Participação Política

As mulheres ocupam 14% dos assentos parlamentares do mundo.
Na maioria dos países islâmicos e das ilhas da Oceânia, a política está interdita às mulheres. Na comunicação social mundial, só 7% das peças produzidas se ocupam da mulher.


Saúde

Anualmente, 500 000 mulheres morrem durante a gravidez, o parto ou o aborto. 90% são africanas e asiáticas. Na República Democrática do Congo, 42 000 mulheres morrem anualmente durante o parto.
Mais de 16,4 milhões de mulheres sofrem de SIDA, 47% da população mundial infectada. 7,3 milhões têm entre 15 e 24 anos. Dessas, 5,7 milhões vivem na África subsariana.


Violência

1 mulher em cada 5 foi violada. 40 a 60% das vítimas de agressão sexual são meninas com menos de 16 anos. Só 44 países em todo o mundo têm legislação específica para proteger a mulher contra a violência doméstica.


Tráfico

Em cada ano, 4 milhões de pessoas são traficadas. Metade são meninas e mulheres. Vendidas pela família, raptadas ou enganadas, acabam na prostituição ou em trabalhos forçados e escravatura. 500 000 são trazidas para o Ocidente. O negócio do tráfico rende entre 5 e 7 mil milhões de Euro por ano.


Pobreza

1,3 mil milhões de pessoas vivem abaixo do limiar de pobreza. 70% são mulheres.


Fontes: prb.org; hdr.undp.org; unstats.un.org ; unifem.org ; unhcr.org


E que mais é possível (prudente) acrescentar? Espero os vossos comentários... Eu não consegui impedir que se me esgotassem as palavras...

Comentários: Enviar um comentário


Links to this post:

Criar uma hiperligação

Somos altos, baixos, magros, gordinhos, extrovertidos, introvertidos, religiosos, ateus, conservadores, liberais, ricos, pobres, famosos, comuns, brancos, negros... Só uma diferença : amamos pessoas do mesmo sexo. Campanha Digital contra o Preconceito a Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgéneros. O Respeito ao Próximo em Primeiro Lugar. Copyright: v.


      
Marriage is love.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

referer referrer referers referrers http_referer