.comment-link {margin-left:.6em;} <$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Foleiro, pá! 

Se calhar, nunca ninguém reparou, mas o Assumidamente ainda resiste (firme e hirto, como diria o outro) à tentação dos vídeos. Até agora, nunca publiquei aqui nenhum, embora tenha criado ligações para alguns. E se é bem verdade que me senti tentada a publicar agora, também é verdade que a ideia de inaugurar com um vídeo de José Sócrates me pareceu algo de profundamente evitável, caso eu queira continuar a considerar este blog «um sítio recomendável», o que é um facto.
E agora perguntais vós: «Ó Mente, mas o que é que o José fez desta vez que mereça ser ilustrado com imagens?». Pois é, meus amigos, o José voltou a fazer das suas e desta vez não sou eu que estou a ser facciosa.
O canal Euronews publicou no site um vídeo dos cumprimentos entre os participantes após a assinatura do Tratado de Lisboa. Estava tudo em grande festa. No vídeo ouve-se o José a parabenizar o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, e a estender-lhe a mão. Como pessoa educada que é, Luís Amado estende a mão a Sócrates. Qual não é o espanto quando Sócrates retira a mão e se apressa a cumprimentar outra pessoa deixando Amado de braço estendido na sua direcção! Convém lembrar ao José que Amado também contribuiu para o sucesso da cimeira. Mas ainda que assim não fosse, é de elementar educação retribuir um cumprimento, quanto mais concretizar o cumprimento que se iniciou, como sucede neste caso.
Mas se isto não fosse suficiente para dizer, como o Euronews, «no comments», atente-se ainda no modo como Sócrates cumprimenta as restantes pessoas. Ele é pancadas nas costas, ele é calçudos, ele é agarrar os braços, ele é «dá cá mais cinco» com Sarkozy... Enfim, uma vontade imensa de expressar proximidade com as pessoas que se revela chocante. O abraço apertado, como quem diz «grandes amigos que nós somos, pequenina», dado à chanceler alemã, Angela Merkel, é simplesmente constrangedor. Mas nada como ver o vídeo para ficar com uma ideia mais exacta do que aconteceu (clicar para ver vídeo).
Portugal, está visto, não esteve lá muito bem no pós-consenso. Por um lado, porque Luís Amado andava ali a vaguear em mangas de camisa, por outro lado porque o José, está visto, não tem pinta de saber estar nestas situações. E que bem que o rapaz fala inglês. Foi hilariante ouvi-lo dizer «This was the first council of Gordon Brown», quando deveria ter dito «This was the first Gordon Brown's council». Mas, nisso, eu até condescendo. Afinal de contas, o rapaz estava pobrete, mas alegrete...
Em suma, é caso para dizer, alto e bom som, ao José: foleiro, pá! E só por isso, já não levas beijinho...

Comentários: Enviar um comentário


Somos altos, baixos, magros, gordinhos, extrovertidos, introvertidos, religiosos, ateus, conservadores, liberais, ricos, pobres, famosos, comuns, brancos, negros... Só uma diferença : amamos pessoas do mesmo sexo. Campanha Digital contra o Preconceito a Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgéneros. O Respeito ao Próximo em Primeiro Lugar. Copyright: v.


      
Marriage is love.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

referer referrer referers referrers http_referer