.comment-link {margin-left:.6em;} <$BlogRSDUrl$>

sábado, 16 de junho de 2007

E tu e eu, o que é temos de fazer? 


Miau Maria! - Ciclo de Cinema Lésbico

Esta noite, pelas 22h30, será exibido no Maria Vai Com As Outras o último filme do ciclo de cinema lésbico «Miau Maria!»: Aimée & Jaguar, de Max Färberböck, realizado em 1999. O filme é a adaptação livre do livro (biográfico) homónimo de Erica Fischer, e relata a história de amor vivida em Berlim, nos anos de 1943 e 1944, em plena Segunda Guerra Mundial, por Felice Schragenheim (Jaguar), uma judia lésbica que trabalha sob nome falso para uma organização secreta e Lilly Wust (Aimée), uma dona de casa, mãe de quatro filhos e mulher de um oficial do exército alemão. As duas mulheres rapidamente se tomam de amores uma pela outra. Lilly deixa-se fascinar pela força e inteligência de Felice e redescobre o amor nos seus braços.
O filme aborda directamente dois preconceitos, a xenofobia e a homofobia. Lilly prefere ficar na Alemanha, ao lado da mulher que ama, a fugir com os amigos, como fizeram quase todos os judeus que tiveram essa possibilidade. Mas a sua ousadia terá um elevado preço. O final é comovente, embora não surpreendente. O toque de sensualidade é dado através da reprodução de cenas eróticas de extrema beleza que estão descritas no livro (ainda não traduzido em português).
Sob o leitmotiv «Eine Liebe grösse als der Tod» (que poderíamos traduzir livremente por «O amor transcende a morte»), Aimée & Jaguar é um filme belíssimo, a não perder. No fim da exibição, haverá conversa no Maria Vai Com As Outras, com "pano para mangas", certamente.

Comentários: Enviar um comentário


Somos altos, baixos, magros, gordinhos, extrovertidos, introvertidos, religiosos, ateus, conservadores, liberais, ricos, pobres, famosos, comuns, brancos, negros... Só uma diferença : amamos pessoas do mesmo sexo. Campanha Digital contra o Preconceito a Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgéneros. O Respeito ao Próximo em Primeiro Lugar. Copyright: v.


      
Marriage is love.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

referer referrer referers referrers http_referer