.comment-link {margin-left:.6em;} <$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, 1 de março de 2006

«Porquê a obsessão de ter de haver uma resposta, apenas porque houve uma pergunta?» 

Vergílio Ferreira

«Minha imaginação doente. Meu pensar de loucura. Entender. Porquê a obsessão de entender o que não tem entendimento possível? Porquê a obsessão de ter de haver uma resposta, apenas porque houve uma pergunta?
Todo o entender é no impossível que tem o seu limite. Mas o impossível que tem o seu limite. Mas o impossível é a medida do homem e da sua vocação.
Aí sou. Aí estou.»

Vergílio Ferreira [1916-1996], Conta-Corrente, Vol. 4, 1986

A propósito da passagem dos 10 anos sobre o desaparecimento do escritor Vergílio Ferreira.

Comentários:
Só pelo titulo, apetecia-me não responder. Mas respondo...

Não é obsessão... é a condição humana. A fome de conhecimento que habita em nós. Uma resposta a uma pergunta não é mais que um descobrir de novas perguntas. Quanto mais sabemos, mais dúvidas temos, quanto mais conhecemos, maior é o nosso contacto com o desconhecido.

Boa tarde. ***
 
"Mas o impossível é a medida do homem e da sua vocação." Vergílio não está a condenar a busca de resposta, pelo contrário ele projecta a maioridade do homem nessa impossibilidade de responder a tudo e, mesmo assim, tentar incessantemente. Vergílio, de longe, o melhor escritor Portugês do Séc. XX.
 
Enviar um comentário


Somos altos, baixos, magros, gordinhos, extrovertidos, introvertidos, religiosos, ateus, conservadores, liberais, ricos, pobres, famosos, comuns, brancos, negros... Só uma diferença : amamos pessoas do mesmo sexo. Campanha Digital contra o Preconceito a Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgéneros. O Respeito ao Próximo em Primeiro Lugar. Copyright: v.


      
Marriage is love.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

referer referrer referers referrers http_referer