.comment-link {margin-left:.6em;} <$BlogRSDUrl$>

sábado, 5 de novembro de 2005

Contra o cultivo da insensibilidade 

Aproximação (s.f.)
acto de aproximar ou aproximar-se; proximidade; avizinhamento; tentativa de reconciliação entre duas pessoas desavindas;

Amizade (s.f.)
do Lat. amicitate
afeição; amor; boas relações; laço cordial entre duas ou mais entidades; dedicação;
benevolência.

Intervenção (s.f.)
do Lat. interventione
acto de intervir; mediação; interferência; intercessão.


Há pessoas que precisam, invisíveis. E pessoas que têm muito para dar, quando não desperdiçam. Tempo, motivação, consciência. E dinheiro, também.
Entre este binómio, uma via de comunicação. A blogosfera, internet no seu melhor quando o que se escreve e o que se lê tendem a conjugar-se no verbo aproximar.

Dois mundos nos antípodas, um vítima dos excessos e outro à míngua das suas migalhas. Gente com fome, crianças, que sobrevivem apenas para ganharem forças para fugir à miséria. Rumo ao lado de cá, que os recusa.
A caridade já não basta e é necessária intervenção. Amizade em estado puro, reunida por gente que bloga em torno de um objectivo comum: fomentar a generosidade como uma urgência e canalizá-la para as melhores mãos (as mais necessitadas).

Proximidade e mão amiga. PROXIMIZADE, feita do entusiasmo voluntário de quem quer ajudar a combater a apatia, a dispersão e a insensibilidade que nos ameaça se continuarmos indiferentes ao que se sabe e ao que se vê. E ao que se deixa por sentir.
Nós sentimos assim. E acreditamos numa sociedade que quer sentir da mesma forma e intervir sem demora.
Aqui, já está a acontecer.



ProximizadeO Proximizade é um blog ao qual ninguém pode ficar indiferente. Nós, pelo menos, não ficámos. A ideia é simultaneamente simples e genial: promover o encaminhamento de donativos para as mãos certas, daqueles que são efectivamente os necessitados, escolhendo como forma de intervenção o apadrinhamento de uma criança moçambicana de três anos, a Berta. Convém lembrar que Moçambique é um dos países mais pobres do mundo e que tem sido devastado pelas cheias desde 2000.
O projecto deste blog merece ser acompanhado. É uma lufada de ar fresco neste mundo de apatia em que infelizmente cada vez mais nos afundamos, indiferentes ao outro. Nós não queremos ser apenas mais um@ d@s que foram arrastad@s pelas águas, nem queremos que a Berta seja. Queremos também fazer parte desta cadeia de elos comprometidos que nos aproxima. E tu, vens daí também?

Comentários: Enviar um comentário


Somos altos, baixos, magros, gordinhos, extrovertidos, introvertidos, religiosos, ateus, conservadores, liberais, ricos, pobres, famosos, comuns, brancos, negros... Só uma diferença : amamos pessoas do mesmo sexo. Campanha Digital contra o Preconceito a Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgéneros. O Respeito ao Próximo em Primeiro Lugar. Copyright: v.


      
Marriage is love.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

referer referrer referers referrers http_referer