.comment-link {margin-left:.6em;} <$BlogRSDUrl$>

sábado, 22 de outubro de 2005

To give! 

Dê Sangue!


A imagem com que este post começa teve, durante muito tempo, uma mensagem escondida de discriminação irracional: dê sangue - dizia-se - mas, sendo homem, apenas se não for homossexual; é que, se for homem e homossexual, por muito saudavelzinho que seja, não queremos o seu sangue para nada, seu grandessíssimo...

... Bem, o certo é que a sensatez sempre vence e, finalmente, começam a chegar até cá boas notícias!
Aquilo que vinha sendo a expressão de mais uma discriminação infundada de homossexuais parece estar prestes a chegar ao fim: finalmente o Ministério da Saúde compreendeu que, no que à orientação sexual respeita, o critério a ter na selecção dos doadores de sangue não pode ser um critério colectivo, baseado na inserção num alegado grupo de risco, mas tão só uma avaliação dos comportamentos individuais de cada um! É verdade que a conclusão tarda; é verdade que, ainda hoje, no site do Instituto Português de Sangue se lê:

Instituto Português do Sangue

No entanto, a afirmação, por parte do Ministério da Saúde de que "(...) o Instituto Português do Sangue divulgará um novo texto técnico-científico actualizado através de Circular Normativa Nacional, para todos os serviços de saúde com colheita de sangue a dadores, chamando a atenção e condenando práticas já não admitidas, onde elas possam eventualmente existir, com a recomendação de não mais se suspender qualquer dador, sem avaliação clínica, só porque o mesmo referiu a sua orientação sexual" é já um excelente sinal de que, finalmente, as mentalidades estão a mudar e, acima de tudo, uma boa notícia para todos aqueles a quem uma gota de sangue faz toda a diferença!
Por isso, guys, já sabem: toca a ir dar sangue - agora sem reservas!

Comentários: Enviar um comentário


Somos altos, baixos, magros, gordinhos, extrovertidos, introvertidos, religiosos, ateus, conservadores, liberais, ricos, pobres, famosos, comuns, brancos, negros... Só uma diferença : amamos pessoas do mesmo sexo. Campanha Digital contra o Preconceito a Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgéneros. O Respeito ao Próximo em Primeiro Lugar. Copyright: v.


      
Marriage is love.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

referer referrer referers referrers http_referer