.comment-link {margin-left:.6em;} <$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, 21 de outubro de 2005

A maior aventura da vida delas! 

O post já foi escrito pela Nina há três dias e eu ainda ando aqui a matutar nele: pela coragem de tentarem, pela sorte de conseguirem, pela e(in)volução que as coisas sofreram, mas acima de tudo, por ser um testemunho na primeira pessoa de que entre o sonho e a realidade não existe uma distância tão grande quanto, por vezes, pensamos!
Por tudo isso e porque não quero que esta história se perca no emaranhado de links que nos fogem do controlo e que tantas vezes se perdem por essa internet fora, aqui fica um dos textos mais comoventes que li nos últimos tempos na blogosfera (Nina não te zangas pois não?):

Oxalá

A maior aventura das nossas vidas

Estamos juntas há 8 anos e 4 meses exactamente. Apaixonámo-nos uma pela outra sem nos apercebermos. Começamos por viver o nosso amor dia a dia, como 2 condenadas, que de um dia para outro seriam separadas. Dizíamos que não podia ser, que não havia futuro para nós duas juntas, não tínhamos forças para enfrentar o mundo, não poderíamos ter filhos, como tal restava-nos todos os momentos até à inevitável separação. Separámo-nos enfim, como amantes, mas não como amigas, pois isso não conseguíamos. Esta "separação" durou um mês. Um longo mês de Agosto. O reencontro achou-nos mais apaixonadas que nunca, mais famintas uma da outra. Um pedrinha residia contudo no meu coração: a impossibilidade biológica de ter um filho com a Lu.

Os anos foram passando, com muitas surpresas pelo meio, muitas lutas, mais coming out's do que imaginaria. Ganhámos amig@s fabulosos, que nos deram/dão todo o apoio. Com a família é mais complicado, sempre foi. Os que sabem, preferiam não saber, os que não sabem *as if* continuam fingindo que não sabem.

Comprámos casa, i.e. casamo-nos há 3 anos. O tempo trouxe alguma ambicionada estabilidade e chegou o dia em que tomámos a resolução das nossas vidas, maior ainda que a de não nos tornarmos a separar. Iríamos ter uma criança juntas, filho biológico de uma de nós - da Lu.
Fizemos toda a investigação possível e imaginária sobre inseminação artificial na net.
Em Portugal, claro está, não é possível a uma mulher solteira fazer uma inseminação artificial, quanto mais a um casal de lésbicas. A alternativa contudo, está já ao virar da esquina. Espanha! Em várias cidades.

Contactámos com inúmeras clinicas espanholas via mail perguntando tudo quanto nos ocorreu. Pedimos ajuda a algumas pessoas nas associações portuguesas LGBT na esperança que alguém que já tivesse passado pelo mesmo nos desse alguma ajuda que guiasse a nossa decisão. Houve um empate técnico, ou seja houve quem nos ajudasse, e houve quem nos ignorasse.

Depois de literalmente massacrarmos com perguntas as pessoas que simpaticamente nos respondiam por parte das clinicas, decidimo-nos por uma em Barcelona. Seguimos todas as indicações, a Lu fez todos os exames (serológicos, hormonais e ecográficos) que nos indicaram e marcamos voo e hotel para fazer a primeira visita à clinica.

O objectivo da primeira consulta era fazer uma pequena entrevista, sobre os antecedentes familiares da Lu, conhecermos a médica que a assistiria, etc. Lá fomos as duas um pouco a medo afinal de contas não sabíamos ao que íamos, na net é sempre tudo muito bonito, mas sabíamos lá se não íamos parar a uma clinica manhosa. Logo na recepção foi dado uma ficha para preencher com os dados da Lu. A recepcionista perguntava e anotava as respostas. Às tantas vira-se para mim e pergunta "Es usted su pareja?" *enche o peito de ar e* "Si, soy" e começa a fazer algumas perguntas para que os meus dados constem também da ficha da Lu. Foi como se o tecto da clinica tivesse desaparecido subitamente, para dar a um céu azul intenso, com um sol resplandecente. Companheira e não amiga. A pergunta foi feita com o ar mais natural do mundo, sem embaraços, sem pestanejar. Seguiu-se a consulta com a médica, que também foi muito profissional. Estudou os exames da Lu, concluindo que tudo estava perfeito, seria um processo simples. Fez-me também perguntas a mim sobre os meus antecedentes clínicos. Perguntou há quanto tempo estávamos juntas "7 años" e há quanto tempo queríamos ter um filho juntas "hace 6 años y medio". Explicou-nos o procedimento, os prós e os contras. A inseminação seria feita com sémen de dador anónimo, pelo tivemos que escolher as características fenotipicas (cor de olhos, cabelo, tez...) que nos interessavam que o dador tivesse, e assinar um termo de responsabilidade. Saímos da clinica naquele dia como se caminhássemos sobre nuvens.

De regresso a Portugal, a Lu teve que fazer mais uns exames que faltavam, e assim que os enviou por correio para a clinica e que foram avaliados pela médica, estávamos prontas a prosseguir. Assim que, na menstruação que se seguiu, ao 3º dia a Lu começou a ter que receber injecções com o intuito de estimular a produção de foliculos. Foram 7 injecções diárias administradas por uma enfermeira medricas que apesar de ter pavor de agulhas, fez das tripas coração- eu. A minha babe foi uma linda menina que aguentou todas aquelas torturas que a fiz sofrer (digamos que quando finalmente estava a apanhar o jeito, as injecções acabaram-se), sem se queixar.

No dia seguinte à última injecção, a Lu fez uma ecografia para ver o número de foliculos produzidos. Tinham-nos dito na clinica que se fossem 1/2 foliculos, prosseguia-se, mas se fossem 3 ou + teríamos de parar e voltar a acertar a concentração do estimulante (esta medida é tomada para prevenir a ocorrência de trigémeos ou mais). Eram 3 foliculos, lindos, resplandecentes, mas 3. Ficámos com o coração nas mãos até falar com a clinica espanhola, pois pensávamos que teríamos que adiar mais um mês. Mas não! O terceiro foliculo era tão grande que iria desintegrar-se antes de ser realizada a inseminação, restando apenas 2. Foi marcada a hora da inseminação e deram-nos instruções para que esse mesmo dia à noite déssemos outra injecção de outra substância, com o objectivo de romper os foliculos e estimular assim a libertação dos óvulos propriamente ditos. Após essa injecção teríamos entre 36 e 40 h para reservarmos hotel, apanharmos o avião e realizar a inseminação.

Fomos com a maior antecedência possível para Barcelona, estávamos ambas muito nervosas, especialmente a Lu, e eu não queria que atrasos de avião ou coisas afins nos roubasse tempo ao prazo já de si tão curto. Aproveitamos a antecedência para passear um pouco e descontrair. Assim, chegada a hora, entrámos no consultório, a Lu preparou-se e deitou-se na marquesa. A médica ainda me perguntou se eu queria ser eu a fazer a inseminação, ao que respondi que "não, por favor, que como me encontro o mais provável é derramar tudo e deitar tudo a perder". Olhei para a Lu, vi como lhe batia forte o coração no peito e apercebi-me que acontecesse o acontecesse, a partir daquele momento nunca mais seriamos as mesmas. Após a médica ter feito a inseminação, a Lu teve que permanecer 10/15 minutos deitada e após isto allez para o hotel. Tão simples como isto. Claro que nós jogámos pelo seguro e fomos para o hotel para deitar e repousar mais um pouco e telefonar a todas as amigas que estavam histéricas esperando notícias.

De volta a Portugal tivemos de esperar 15 loooooooooooooongos dias para fazer o teste de gravidez. Havia, conforme nos tinham explicado, 25% de probabilidades de se engravidar à primeira (normalmente são necessárias 2/3 tentativas), assim como 25% de probabilidades de que em caso positivo, serem gémeos). Chegou finalmente o dia de fazer o exame e saber o resultado. A Lu guardou o envelope fechado para abrirmos juntas. Ao abrirmos não entendemos nada, pois o resultado era numérico e não do tipo positivo ou negativo como tínhamos julgado em principio. Um telefonema para a médica tirou a dúvida. A Lu estava GRÁVIDA! Chorámos que nem duas madalenas e agradecemos os parabéns que nos davam da parte da clinica "!que bien!"

Fomos levando a vida entre a euforia e a calma, pois nesta fase, tudo podia acontecer. Os hábitos mudaram-se, eu tive que dar mais ao cabedal do que era habitual, a Lu andava mais sonolenta, os cuidados com tudo redobraram. Os projectos surgiam como cogumelos e em breve, viviamos só em função daquela gravidez. Foram realizadas 3 ecografias: a primeira logo no inicio, a segunda às 6 semanas, que permitiu verificar que era apenas um embrião e a terceira às 12 semanas.

A terceira ecografia, veio tirar-nos o tapete debaixo dos pés, quando já não o esperávamos. Tudo tinha corrido bem até aquele momento. Porém nesta eco, pode-se verificar que o feto tinha uma malformação, uma apenas, mas fatal para o sua sobrevivência. A Lu teve de abortar, conforme aconselhado pelos médicos. É uma fase que gosto pouco de recordar, o sofrimento físico e psicológico pelo qual a Lu passou está longe de ser coisa pouca. É indescritível o que sentimos. Tentámos descobrir o porquê, o que teríamos feito mal. Os médicos asseguraram-nos que é algo que acontece sem motivo, um fruto do acaso, e que não é provável que torne a acontecer. Disseram-nos também para não desistirmos, que é mais vulgar do que se imagina na primeira gravidez problemas que inviabilizem o feto.

Num instante, onde havia um projecto de vida, instalou-se um vazio que nos deixou às duas ocas, como duas cascas. Valeu-nos às duas as amigas. Valeu-me a mim as únicas pessoas com quem tive coragem de desabafar em pleno e que nos acompanharam desde o inicio: a Sara e a Rita. Vocês, miúdas fizerem mais por nós que 100.000 psicólogos. Nunca vos conseguiremos agradecer o suficiente.

A Vida continua todos os dias e nós estamos bem agora. Não desistimos. Em breve tentaremos de novo. Queremos muito este bebé. Menino, menina, um, dois, moreno, loiro. Queremo-lo feliz, vivo, forte. Queremo-lo pela casa toda, a puxar os bigodes aos gatos, a sujar tudo de papa, a fazer todas as traquinices que uma criança tem direito. Queremos dar-lhe todo o Amor que tem direito. Queremos ensiná-lo a crescer com ideais e a lutar por eles sempre pois só assim faz sentido. Queremo-lo. Muito.



E porque vocês merecem muito, aqui vos fica dedicada a música que soa agora na grafonola... Oxalá, muito em breve possam estar a fazer cantadas de embalar ao vosso filhote!

Oxalá


Comentários:
Não consigo comentar na outra caixa, por isso transcrevo para aqui o comentário que tinha tentado fazer lá:
"Assumida Mente,
eu tenho andado afastado, graças a um projecto colectivo que assumi, mas agora que volto a um dos meus blogs favoritos, descubro um novo blog que não conhecia e uma muito bonita dedicatória.
Espero que da próxima vez corra tudo bem, não desanimem."
 
Enviar um comentário


Somos altos, baixos, magros, gordinhos, extrovertidos, introvertidos, religiosos, ateus, conservadores, liberais, ricos, pobres, famosos, comuns, brancos, negros... Só uma diferença : amamos pessoas do mesmo sexo. Campanha Digital contra o Preconceito a Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgéneros. O Respeito ao Próximo em Primeiro Lugar. Copyright: v.


      
Marriage is love.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

referer referrer referers referrers http_referer