.comment-link {margin-left:.6em;} <$BlogRSDUrl$>

terça-feira, 25 de outubro de 2005

In memoriam 

Rosa Parks
Rosa Lee McCauley Parks
(4.II.1913 - 24.X.2005)

Rosa Parks, uma jovem de raça negra oriunda de uma família humilde (a mãe era professora e o pai carpinteiro) jamais poderia imaginar que o facto de a 1 de Dezembro de 1955 ter recusado ceder o seu lugar no autocarro a um passageiro branco em Montgomery, uma cidade do Alabama (EUA) onde imperavam as leis segregacionistas, mudaria definitivamente o destino da sua nação. Parks foi detida e enclausurada, mas o seu feito foi o mote para um boicote sucessivo de 381 dias aos autocarros de Montgomery por parte dos cidadãos negros americanos, que asseguravam cerca de 70% da compra dos serviços das companhias transportadoras, liderados por Martin Luther King. Quando o caso foi levado à apreciação do Supremo Tribunal, a decisão declarou que a lei de segregação nos autocarros de Montgomery era ilegal e aboliu-a em 20 de Dezembro de 1964.

O Rosa and Raymond Parks Institute for Self Development, ao qual Rosa presidiu desde a fundação, foi criado com o objectivo de incentivar e preparar os jovens americanos de ascendência africana para desempenharem cargos de liderança.

Rosa Parks foi por diversas vezes premiada como exemplo de coragem, determinação e activismo. Em Julho de 1999 o presidente Bill Clinton atribuiu-lhe a Medalha de Ouro do Congresso, a condecoração civil mais elevada dos Estados Unidos. Parks faleceu ontem. Contava 92 anos de idade.

Comentários: Enviar um comentário


Somos altos, baixos, magros, gordinhos, extrovertidos, introvertidos, religiosos, ateus, conservadores, liberais, ricos, pobres, famosos, comuns, brancos, negros... Só uma diferença : amamos pessoas do mesmo sexo. Campanha Digital contra o Preconceito a Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgéneros. O Respeito ao Próximo em Primeiro Lugar. Copyright: v.


      
Marriage is love.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

referer referrer referers referrers http_referer