.comment-link {margin-left:.6em;} <$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, 30 de dezembro de 2004

In memoriam 

Renata Tebaldi
(1.II.1922-19.XII.2004)




Renata Tebaldi nasceu em Pesaro, Itália, e debutou em 1944. Todavia, o grande impulso à sua carreira seria dado apenas em 1946, no concerto de abertura da temporada do Teatro alla Scala de Milão, que esteve fechado durante toda a Segunda Guerra Mundial, onde interpretou o soprano do Te Deum de Verdi, a convite de Arturo Toscanini. Tebaldi cantou em todas as grandes salas de concerto do mundo. O papel da sua vida foi "Desdemona", na ópera "Otello", de Verdi, personagem com o qual, dizia, se identificava. Retirou-se na década de 70, devido a problemas nas cordas vocais. Foi considerada a maior rival de Maria Callas, embora a postura competitiva jamais tenha partido de si.

"Sei que a minha voz penetrou no coração de muitas pessoas e foi causa de belas reacções. Alguns, ao ouvir-me cantar, tornaram-se mais religiosos; outros que estavam doentes sentiram alegria; amigos, no hospital, ouviam as minhas gravações sempre que se sentiam doentes; todos diziam que a minha voz lhes havia dado a força e a coragem necessárias para suportar a dor. Se assim foi, como poderei não estar grata por este maravilhoso dom?"

No passado dia 19 de Dezembro, a morte silenciou definitivamente Renata Tebaldi.

Comentários: Enviar um comentário


Somos altos, baixos, magros, gordinhos, extrovertidos, introvertidos, religiosos, ateus, conservadores, liberais, ricos, pobres, famosos, comuns, brancos, negros... Só uma diferença : amamos pessoas do mesmo sexo. Campanha Digital contra o Preconceito a Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgéneros. O Respeito ao Próximo em Primeiro Lugar. Copyright: v.


      
Marriage is love.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

referer referrer referers referrers http_referer