.comment-link {margin-left:.6em;} <$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, 1 de novembro de 2004

In memoriam 

Isabel Magalhães Colaço
(23.IX.1926-1.XI.2004)

A Professora Doutora Isabel Magalhães Colaço morreu hoje, em Lisboa, aos 78 anos.

Isabel Magalhães Colaço foi a primeira mulher doutorada em Direito em Portugal. Entre outros cargos que desempenhou, foi presidente do Conselho Científico da Faculdade de Direito de Lisboa.

Isabel Maria de Almeida Tello de Magalhães Colaço nasceu em 23 de Setembro de 1926. Licenciou-se em Direito, na Universidade de Lisboa, em 1948, com as classificações mais elevadas.

Foi impedida de prosseguir a carreira académica, como era seu desejo, por um grupo de Professores, no qual se incluia Marcello Caetano. Ainda assim, trabalhou com o sucessor de Oliveira Salazar e chegou a representar Portugal em diversas missões internacionais.

Doutorou-se em 1954, mas só dez anos mais tarde, quando Marcello vai para o governo, é que é autorizada a exercer funções de docente na Universidade onde realizou todo o seu percurso académico. Na Faculdade, regeu a cadeira de Direito Internacional Privado, disciplina da qual, a par dos mestres de Coimbra, li também obras suas. Ainda hoje, enquanto folheava um livro de outra área do Direito, encontrei uma referência elogiosa ao seu nome.

Jubilou-se em Maio de 1996, depois de 40 anos de ensino.

Hoje, com a sua partida, o mundo do Direito ficou mais pobre.

Comentários:
Sinceramente n conhecia a Senhora... Nem sei como vim aki parar, mas gostei... Assumo que gostei de ca vir! Se tda a gente se amussisse tlvz a hipcrosia desaparecesse e todos nós fossemos felizes, sem capas, sem medos, sem discriminações... N posso ir embora sem dizer k sou hiper fan dos toranja :)))) Espero uma visita, qd der ;) http://oblogdorapaz.blogs.sapo.pt
 
Não conhecia. Mas mais importante é não terem deixado a sua partida em branco. Valha o esforço e honra de uma vida. :)
 
Enviar um comentário


Somos altos, baixos, magros, gordinhos, extrovertidos, introvertidos, religiosos, ateus, conservadores, liberais, ricos, pobres, famosos, comuns, brancos, negros... Só uma diferença : amamos pessoas do mesmo sexo. Campanha Digital contra o Preconceito a Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgéneros. O Respeito ao Próximo em Primeiro Lugar. Copyright: v.


      
Marriage is love.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

referer referrer referers referrers http_referer