.comment-link {margin-left:.6em;} <$BlogRSDUrl$>

sábado, 4 de setembro de 2004

The Ship of Fools * 


Em c.1490-1500, Hyeronimous Bosch pintou "The Ship of Fools", uma alegoria ilustrada. Nesta obra, Bosch imagina que todos os homens viaja sobre os mares do tempo num barco, um pequeno barco, que é representativo da humanidade. Tristemente, cada um dos representantes é um louco.

"É assim que vivemos." - afirmou Bosch - "Comemos, Bebemos, apaixonamo-nos, enganamos os outros, jogamos jogos patéticos, buscamos objectivos não atendíveis. Entretanto, o nosso barco anda à deriva e nunca alcançamos o porto. Os loucos não são os que vivem sem religião, porque se destacam entre eles um monge e uma freira, mas loucos são todos os que vivem na estupidez". Bosch ri, e as suas gargalhadas são tristes. "Quem de nós não navega no desconforto do navio da loucura humana?"

Como génio excêntrico e cheio de secretismos que era, Bosch não só toca o coração como o escandaliza para o alerta total. As imagens sinistras e monstruosas que apresenta nas suas obras representam as criaturas escondidas dentro de cada um de nós: Bosch externaliza a ausência de beleza e por isso os seus demónios causam um efeito muito para além da curiosidade. O observador descobre uma semelhança odiosa com eles.

A pintura "The Ship of Fools" não retrata o outro, mas sim cada um de nós.


Hyeronymus Bosch - The Ship of Fools  c.1490-1500  Óleo sobre Madeira, 58 x 33 cm (23 x 13

* A propósito do massacre de ontem na Ossétia do Norte.

Comentários:
" e no entanto move-se!"...
 
Enviar um comentário


Somos altos, baixos, magros, gordinhos, extrovertidos, introvertidos, religiosos, ateus, conservadores, liberais, ricos, pobres, famosos, comuns, brancos, negros... Só uma diferença : amamos pessoas do mesmo sexo. Campanha Digital contra o Preconceito a Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgéneros. O Respeito ao Próximo em Primeiro Lugar. Copyright: v.


      
Marriage is love.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

referer referrer referers referrers http_referer