.comment-link {margin-left:.6em;} <$BlogRSDUrl$>

sábado, 21 de agosto de 2004

Vitória contra o preconceito 

Alaa Jassim, de 18 anos, foi a primeira atleta feminina iraquiana a participar nos Jogos Olímpicos. Competiu nos 100 metros femininos. Segundo li numa notícia, "ela corre à frente da ideia que fazem dela e das suas compatriotas".
Por incrível que pareça, o seu ídolo desportivo é uma atleta... norte-americana: Marion Jones - um facto que nem a guerra conseguiu alterar. Jassim sonha um dia ser igual a ela, rápida como um foguete e livre como uma mulher do Ocidente.
Jassim treina todos os dias da semana, à excepção das sextas-feiras, dia sagrado para os muçulmanos. Ontem, sexta-feira, dia 20 de Agosto, foi a excepção, já que a atleta teve de realizar a prova de qualificação.

Alaa Jassmin Alaa Jassmin é a materialização do sonho de muitas mulheres iraquianas e também de muitas islâmicas. Ela perseguiu os seus objectivos e lutou contra o preconceito dos homens do seu país, onde ser atleta é coisa reservada ao sexo masculino. Chegou aos J.O. com todo o mérito. Só por isso, já é uma vencedora. Pode não ter conquistado uma medalha, mas já ganhou a minha admiração e a minha gratidão - só as vencedoras são capazes de destruir as barreiras invisíveis do preconceito.

Comentários:
Mentes: passeando na blogosfera, vim dar ao vosso blog. Há cerca de um mês, escrevi um texto sobre a homossexualidade para o http://omicrobio.blogs.sapo.pt ("contra-natura", em Julho). Foi pena não terem aparecido mentes assumidas por lá... Os(as) homofóbicos(as) (e pessoas inflexíveis e intolerantes em geral) fazem-me confusão. Bjs, Montellano
 
Enviar um comentário


Somos altos, baixos, magros, gordinhos, extrovertidos, introvertidos, religiosos, ateus, conservadores, liberais, ricos, pobres, famosos, comuns, brancos, negros... Só uma diferença : amamos pessoas do mesmo sexo. Campanha Digital contra o Preconceito a Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgéneros. O Respeito ao Próximo em Primeiro Lugar. Copyright: v.


      
Marriage is love.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

referer referrer referers referrers http_referer