.comment-link {margin-left:.6em;} <$BlogRSDUrl$>

sábado, 26 de junho de 2004

Portugal, que futuro?! 

Sou assumidamente anti-Durão Barrroso. Goodbye my love, goodbye!!!Sou-o desde sempre. Porque não partilho as suas convicões, não concordo com as suas políticas e não inspira em mim a mínima confiança. Ainda assim, desta vez, se aceitar ir para Presidente da Comissão Europeia não critico. Qualquer pessoa na sua posição faria exactamente a mesma escolha. Entre ficar a comandar um barco que se está a afundar e onde a tripulação apupa de cada vez que se cruza consigo ou fazer as malas e ir passar umas férias à Europa, com direito a tratamento VIP e todas as mordomias, a opção só podia ser mesmo uma.
Portanto, esqueçamos o cherne! Foi peixe que já rumou para outras costas... E no entanto, ainda aqui fica muito mar, muita água, um País! Hoje quando vi o telejornal pensei que estavamos de novo no 1 de Abril e era dia das mentiras! O Pedro Santana Lopes?!! Mas então é assim, vai-se ao cardápio laranja e escolhe-se, sem mais? Sem que o povo vote, escolha, se manifeste?! E mal me pergunte, o Pedro Santana Lopes não foi aquele a quem o próprio Durão mandou um recadinho no início do último Congresso Laranja (não vão lá tantos dias assim), a dizer: "ó menino rebelde, veja lá se se porta bem senão perde o direito a ficar aqui na mesa dos grandes"?!...

Já muito foi citada hoje a Constituição (não, não ainda a Europeia), mas houve um artigo que ainda não vi por aí, o:

Artigo 185.º
(Substituição de membros do Governo)

1. Não havendo Vice-Primeiro-Ministro, o Primeiro-Ministro é substituído na sua ausência ou no seu impedimento pelo Ministro que indicar ao Presidente da República ou, na falta de tal indicação, pelo Ministro que for designado pelo Presidente da República.

Ora, dúvidas não podem existir que é este artigo que se aplica nesta situação. Com efeito, Durão Barroso terá que deixar o "comando" do país por se encontrar impedido num cargo incompatível com o de Primeiro-Ministro...
Bem sei que o artigo não nos é favorável (não se afigura, na panóplia de Ministros ninguém que faça os portugueses sorrirem de alegria ao subir para a cadeira, já para não pensar no perigo que haveria de, por meio de trocas e baldrocas termos o inominável à frente do País), mas ao menos existe nele uma lógica compreensível de coerência: se o Primeiro-Ministro não está, quem ocupa o seu lugar é um membro de dentro do Governo, não alguém escolhido ao acaso, só porque o PPD/PSD acha que fica bem (vá lá ainda ninguém se lembrou do Scolari... ou do Valentim Loureiro - este é melhor não escrever, não vá alguém levar a sério!), que desconhece a estrutura sobre a qual está organizado o Executivo, o seu funcionamento e mesmo os seus membros. Colocar-se no lugar de Primeiro-Ministro alguém fora do Governo a vir a acontecer é, antes de mais, uma inconstitucionalidade crassa!
Mas, em face das circunstâncias em que o País se encontra, e dado o desencanto geral com a política deste Governo, também não me parece que exista no seio do Executivo uma única alma que, ao ser designada por Sampaio, satisfaça os portugueses!!!

Resta-nos rezar para que Sampaio não se deixe levar por esta onda (extraordinária, diga-se em abono da verdade) futebolística que galvaniza o país, e não se arme numa de seleccionador, pronto a convocar o novo Primeiro-Ministro, mas que antes dê ao povo o que é do povo: o poder político, o poder de eleger os seus governantes. Caso assim não seja, então, afirmo-o com a séria convicção de que não estou a cair num falso alarmismo, temo pela manutenção dos "brandos costumes" nesta pacata terra ocidental!

Comentários: Enviar um comentário


Links to this post:

Criar uma hiperligação

Somos altos, baixos, magros, gordinhos, extrovertidos, introvertidos, religiosos, ateus, conservadores, liberais, ricos, pobres, famosos, comuns, brancos, negros... Só uma diferença : amamos pessoas do mesmo sexo. Campanha Digital contra o Preconceito a Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgéneros. O Respeito ao Próximo em Primeiro Lugar. Copyright: v.


      
Marriage is love.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

referer referrer referers referrers http_referer