.comment-link {margin-left:.6em;} <$BlogRSDUrl$>

domingo, 18 de abril de 2004

Monumentos


Recorda-nos o Werewolf que hoje é simultaneamente o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios e o dia em que se comemora o nascimento de Antero de Quental.
Não fora a passagem rápida por aquele blog estas efemérides ter-me-iam passado completamente ao lado! Nem uma nota nas televisões, nos jornais ou nas rádios... nem uma iniciativa, umazinha que chegue até nós!
Não é este o espaço para tecer comentários sobre a forma lastimosa como os Monumentos nacionais são (des)tratados... no entanto, não posso deixar passar este dia sem salientar o amargo de boca que sente uma pessoa que, tendo estudado durante cinco longos anos dentro de um Monumento nacional emblemático, vê aquelas paredes completamente desprovidas de aproveitamento cultural e económico!!! Enquanto, ao nosso lado, na vizinha Espanha, todos os cantos com um bocadinho de história, são organizados, catalogados e se transformam em local de peregrinação obrigatória, devidamente taxada!!

Urge fazer mais! Promover mais! Investir mais! Portugal é um país riquíssimo em monumentos históricos, olhemos para os países vizinhos e aprendamos a chamar as pessoas ao convívio com esses espaços!... Aprendamos, nós próprios, a usufruir melhor desses locais...
E, já agora, porque não, sair de casa, ir dar um passeiozito até um desses lugares mágicos, e recordando Antero:

Antero de Quental"Amar! Mas d' um amor que tenha vida...
Não sejam sempre tímidos harpejos,
Não sejam só delírios e desejos
D' uma doida cabeça escandecida...

Amor que viva e brilhe! Luz fundida
Que penetre o meu ser - e não só beijos
Dados no ar - delírios e desejos -
Mas amor...dos amores que têm vida...

Sim, vivo e quente! E já a luz do dia
Não virá dissipá-lo nos meus braços
Como névoa da vaga fantasia...

Nem murchará do sol a chama erguida ...
Pois que podem os astros dos espaços
Contra uns débeis amores... se têm vida ?"



Somos altos, baixos, magros, gordinhos, extrovertidos, introvertidos, religiosos, ateus, conservadores, liberais, ricos, pobres, famosos, comuns, brancos, negros... Só uma diferença : amamos pessoas do mesmo sexo. Campanha Digital contra o Preconceito a Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgéneros. O Respeito ao Próximo em Primeiro Lugar. Copyright: v.


      
Marriage is love.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

referer referrer referers referrers http_referer