.comment-link {margin-left:.6em;} <$BlogRSDUrl$>

domingo, 18 de abril de 2004

Monumentos


Recorda-nos o Werewolf que hoje é simultaneamente o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios e o dia em que se comemora o nascimento de Antero de Quental.
Não fora a passagem rápida por aquele blog estas efemérides ter-me-iam passado completamente ao lado! Nem uma nota nas televisões, nos jornais ou nas rádios... nem uma iniciativa, umazinha que chegue até nós!
Não é este o espaço para tecer comentários sobre a forma lastimosa como os Monumentos nacionais são (des)tratados... no entanto, não posso deixar passar este dia sem salientar o amargo de boca que sente uma pessoa que, tendo estudado durante cinco longos anos dentro de um Monumento nacional emblemático, vê aquelas paredes completamente desprovidas de aproveitamento cultural e económico!!! Enquanto, ao nosso lado, na vizinha Espanha, todos os cantos com um bocadinho de história, são organizados, catalogados e se transformam em local de peregrinação obrigatória, devidamente taxada!!

Urge fazer mais! Promover mais! Investir mais! Portugal é um país riquíssimo em monumentos históricos, olhemos para os países vizinhos e aprendamos a chamar as pessoas ao convívio com esses espaços!... Aprendamos, nós próprios, a usufruir melhor desses locais...
E, já agora, porque não, sair de casa, ir dar um passeiozito até um desses lugares mágicos, e recordando Antero:

Antero de Quental"Amar! Mas d' um amor que tenha vida...
Não sejam sempre tímidos harpejos,
Não sejam só delírios e desejos
D' uma doida cabeça escandecida...

Amor que viva e brilhe! Luz fundida
Que penetre o meu ser - e não só beijos
Dados no ar - delírios e desejos -
Mas amor...dos amores que têm vida...

Sim, vivo e quente! E já a luz do dia
Não virá dissipá-lo nos meus braços
Como névoa da vaga fantasia...

Nem murchará do sol a chama erguida ...
Pois que podem os astros dos espaços
Contra uns débeis amores... se têm vida ?"



Links to this post:

Criar uma hiperligação

Somos altos, baixos, magros, gordinhos, extrovertidos, introvertidos, religiosos, ateus, conservadores, liberais, ricos, pobres, famosos, comuns, brancos, negros... Só uma diferença : amamos pessoas do mesmo sexo. Campanha Digital contra o Preconceito a Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgéneros. O Respeito ao Próximo em Primeiro Lugar. Copyright: v.


      
Marriage is love.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

referer referrer referers referrers http_referer