.comment-link {margin-left:.6em;} <$BlogRSDUrl$>

domingo, 29 de fevereiro de 2004

Dias de esperança! 

Euro 2004
Ainda hoje, quando nos cruzámos com mais um dos milhões de sinais de que o Euro2004 está mesmo aí não tarda nada, comentava com a cara metade que, se não for este ano que Portugal vai para a frente, então nunca mais será!
Bem sei que, por vezes (99% das vezes!), sou tão optimista que me torno quase panfletária, mas a verdade é que considero mesmo que esta será uma excelente oportunidade de o nosso país poder avançar, não só ao nível económico, mas também social: se as pessoas ficarem com vontade de regressar para conhecer melhor este país à beira mar plantado, talvez consigamos erigir o turismo como grande fonte de receitas nacionais (Manelinha, escuta!)... E, concretamente, se conseguirmos atrair o turismo lgbt, conseguiemos uma visibilidade que só nos poderá ser favorável.
Corrijam-me se estiver enganada no raciocínio: se lgbts de outros países começarem a vir a Portugal com uma certa regularidade, contribuindo para o melhoramento da economia portuguesa, os portugueses irão tratá-los bem porque compreendem que, para além da orientação sexual, ali estão pessoas que acabam por enriquecer cada um dos nossos cidadãos individualmente... e isso poderá abrir mentes... e caminhos...

Enfim, devaneios, sonhos ou raciocínios (riscar o que não interessa!) à parte, foi com este espírito que abri a minha caixa de correio electrónico e, eis senão quando, me deparo com uma notícia directamente vinda da mailling list do Clube Safo, mas que também se pode encontrar aqui. Para os mais preguiçosos, aqui vai a transcrição da notícia:

Portugal quer atrair turistas gays que vão à Copa Euro2004

Portugal quer atrair os turistas gays que vão ao país para a copa de futebol Euro2004. E a iniciativa partiu da própria comunidade gay da cidade do Porto, ao norte do país.
A campanha vai incluir um guia de estabelecimentos do chamado "comércio rosa" do Porto, mais de 15 espaços da cidade dedicados ao mundo homossexual, incluindo bares, discotecas, restaurantes, lojas e serviços "gay-friendly", e ainda uma campanha de prevenção contra a Aids.

O guia vai ter uma tiragem de 20 mil exemplares e o objetivo é possibilitar aos turistas portugeses ou estrangeiros que estiverem na cidade para a Copa de futebol tomarem contato com os locais GLS. O próprio guia trará várias frases de sensibilização sobre os riscos de transmissão da Aids.

O campeonato Euro2004 vai ser realizado em meados deste ano. Os ativistas também querem dar as boavindas aos turistas em pleno estádio onde vai ser realizada a partida de abertura da copa, PortugalxGrécia.


Iniciativas assim só podem ser de aplaudir e acompanhar! Por muito que não gostemos de futebol (é o caso!), ficarmos indiferentes às potencialidades que a afluência de tanta gente ao nosso país proporciona, será perder uma oportunidade senão única, pelo menos escassa, não só a nível económico, mas também de estabelecimento de contactos e aumento de visibilidade!!! Até apetece dizer: estamos convocados ;-)

Comentários: Enviar um comentário


Somos altos, baixos, magros, gordinhos, extrovertidos, introvertidos, religiosos, ateus, conservadores, liberais, ricos, pobres, famosos, comuns, brancos, negros... Só uma diferença : amamos pessoas do mesmo sexo. Campanha Digital contra o Preconceito a Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgéneros. O Respeito ao Próximo em Primeiro Lugar. Copyright: v.


      
Marriage is love.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

referer referrer referers referrers http_referer