.comment-link {margin-left:.6em;} <$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, 31 de outubro de 2003

Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama 


Pode parecer extemporâneo que escreva sobre o Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama no dia seguinte à sua comemoração. Bem, a verdade é que, entre não escrever de todo e escrever algumas horas depois desse dia ter terminado, optei pela segunda hipótese. E penso que a minha opção não foi totalmente descabida.
Todos os dias devem ser dias de prevenção desta doença que, uma vez diagnosticada precocemente, tem uma grande probabilidade de cura. Estou certa que muit@s de nós conhecem pessoas que já sofreram desta doença e que conseguiram lutar contra ela. Outr@s, nem por isso, e sucumbiram. Bom, a verdade é que ela está aqui tão perto, tão ao nosso lado, que jamais deveremos esquecer a possibilidade de um dia nos bater à porta. É por isso que entendo que os alertas nunca, nunca serão em demasia.
É importante o auto-exame da mama (preferencialmente 10 dias após o início do período menstrual), a realização de mamografias, a consideração dos factores de risco (como ser mulher - ainda que os homens também possam padecer deste tipo de cancro - e o envelhecimento), uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis, enfim, uma série de cuidados que deverão ser frequentes, para que não tenhamos surpresas desagradáveis.
Resta-me informar, para quem não saiba, que do dia 30 de Outubro a 2 de Novembro vai decorrer o Peditório Nacional a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro. É importante que tod@s contribuamos, até porque os donativos permitem usufruir de benefício fiscal.

Entre muitos, estes são alguns dos sites que podem ser consultados:
Site do Cancro da Mama
Liga Portuguesa Contra o Cancro
Laço Rosa
Aborto e Cancro da Mama

É bem possível que entre @s noss@s leitor@s existam mulheres e homens que lutam contra esta doença. Para el@s, aqui deixamos uma palavra de incentivo e coragem, de resistência, esperança e vitória.

Um abraço.

Comentários: Enviar um comentário


Somos altos, baixos, magros, gordinhos, extrovertidos, introvertidos, religiosos, ateus, conservadores, liberais, ricos, pobres, famosos, comuns, brancos, negros... Só uma diferença : amamos pessoas do mesmo sexo. Campanha Digital contra o Preconceito a Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgéneros. O Respeito ao Próximo em Primeiro Lugar. Copyright: v.


      
Marriage is love.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

referer referrer referers referrers http_referer